Nossas prioridades podem variar, mas uma coisa é certa: precisamos de saúde (física e mental) para atingir nossos objetivos. Assim, seguem abaixo algumas dicas e cuidados para uma mente saudável e melhora da qualidade de vida.
Tenha uma alimentação saudável. São inúmeros os benefícios trazidos por uma dieta nutritiva e balanceada para a saúde mental. Além de elevar a autoestima e a disposição, estudos recentes indicam que a adoção de uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e cereais, pode prevenir doenças mentais, como a depressão.
Pratique atividade física. Sempre ouvimos falar sobre o quanto a prática de exercício físico é importante para o nosso corpo. Para a nossa mente não é diferente: a atividade física ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhora a memória e o humor. Que tal tirar os tênis do armário e começar a praticar esportes nesse próximo mês?
Cuide de seu sono. Uma boa noite de sono nos revigora e dá energia para enfrentar os problemas e desafios do dia a dia. Na cama, devemos evitar distrações que podem prejudicar o sono, como a televisão e o celular. O quarto deve ser um ambiente calmo e confortável. Uma boa dica é tentar dormir e acordar sempre nos mesmos horários.
Valorize os relacionamentos e as amizades. Manter uma rede de amizades e contar com o apoio de familiares são fatores-chave para uma mente saudável. Procure conhecer pessoas e fazer novos amigos. O isolamento e a solidão predispõem ao desenvolvimento de doenças, inclusive transtornos psiquiátricos.
Mantenha o seu cérebro ativo. Estude, trabalhe, leia, busque conhecimento, aprenda coisas novas. Assim como o corpo, nosso cérebro também precisa ser exercitado, e isso favorece áreas como a concentração, a memória e o raciocínio.
Reserve um tempo para o lazer. Em meio à correria do trabalho e às preocupações dos dias de hoje, muitas vezes nos esquecemos de guardar um tempo para fazer as coisas que mais gostamos. Atividades de lazer são grandes aliadas no combate ao estresse.
Evite consumir álcool, cigarro e outras drogas. Além do risco de dependência, substâncias psicoativas podem desencadear e até mesmo agravar doenças mentais preexistentes.
Se preciso, procure ajuda. Passou-se o tempo em que as pessoas sofriam em silêncio e tinham receio de buscar ajuda. Caso esteja enfrentando problemas e precise de auxílio, procure um médico psiquiatra, o profissional especializado na área de saúde mental.
* Originalmente publicado na Edição 01 da Revista da Associação Catarinense de Medicina (2º Semestre de 2017)